Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Alandroal


Comunicado

Face aos comentários e crónicas que têm vindo a ser escritos acerca da corrida realizada no Sobral da Adiça, nomeadamente ao que ao Aposento do Alandroal se refere, venho por este meio esclarecer o que se passou:
O Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Alandroal, deslocou-se ao Sobral da Adiça para ser interveniente na corrida de toiros de beneficência a favor da comissão de festas dessa localidade.
Ao nosso Grupo cabia em sorte o quinto toiro da tarde, pertencente a ganadaria de Rio Frio, com um peso aproximado de 530 KG.
Após cerca de 10 minutos com a porta dos curros aberta, e várias tentativas para que o toiro saísse do curro onde estava acondicionado, foi então alterada a sua saída pela porta maior, por onde saiu, tendo de imediato criado um burburinho face a disparidade de trapio quando comparado com os outros quatro que haviam sido lidados anteriormente (e inclusive com o ultimo toiro que foi lidado).
Desde cedo se percebeu estar na presença de um toiro manso, e todas as indicações dadas seguiam nesse sentido. Um toiro manso e com sentido, parado nos médios (de onde apenas saía ao arreões), onde nem os bandarilheiros iam para o cavaleiro trocar de montada, tendo eu inclusive questionado um dos referidos bandarilheiros se não iam mexer o toiro com o capote, ao que me responderam que não, tendo justificado o facto que o mesmo ‘’metia a cara muito áspera, muito bruta’’.
Após todas as indicações decidi como Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Alandroal, mandar o toiro para a cernelha, tendo comunicado isso mesmo ao Sr. Diretor de corrida e aos campinos intervenientes.
Terminada a lide (possível) do cavaleiro Pedro Salvador, foi dado o toque para que saíssem a praça os cabrestos, ouviram-se alguns assobios, que foram de imediato abafados com palmas, dando-se inicio a pega de cernelha.
O toiro encabrestou bem e deu oportunidades aos forcados para entrarem, o que não se verificou. Decorridos alguns minutos, alguns acompanhantes do Grupo começaram a dirigir palavras menos próprias aos campinos, a quem quero desde já pedir desculpas pelo sucedido, pois estes desempenharam bem a sua função.
Dirigi-me então ao Sr. Diretor de corrida para o informar que ia ser feita uma tentativa de caras, situação ao que o mesmo acedeu, e disse que iria ser dado nesse momento o primeiro aviso, dispondo o Grupo a partir desse momento de mais cinco minutos. Enquanto falava com o Sr. Diretor, numa das tentativas de entrada, o cernelheiro foi colhido contra a trincheira, tendo o toiro nesse embate nas tábuas rasgado uma embola, e ficando com o piton exposto, obrigando assim o Sr. Diretor de corrida a mandar recolher o toiro de imediato, tendo este recolhido aos curros sem ser pegado.
Assumo todas as responsabilidades inerentes a minha decisão, não seria este o desfecho pretendido. Muito pelo contrário! Quem nunca teve uma tarde má, ou nunca tomou uma decisão errada?
Quero ainda pedir desculpas a quem algum seguidor, apoiante ou elemento do Grupo faltou ao respeito e dizer que o Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Alandroal, não se revê nesse tipo de comportamento.

Alandroal, 26 de Agosto de 2015

O Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Alandroal

João Passos

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.