CRÓNICA: ALCÁCER DO SAL - OPORTUNIDADE AOS JOVENS FORCADOS




Crónica de Vitor Besugo
Sob a directoria acertada do Delegado Técnico Tauromáquico, João Cantinho, realizou-se no passado sábado, 28 de Junho, em Alcácer do Sal uma corrida de toiros inserida na Pimel.


Uma tarde de muito calor, a ultrapassar os 40 graus, condicionou em muito espetáculo, ao afastar o público da praça, e a condicionar o comportamento dos “Núncios”, que apesar de nobres, não transmitiram a emoção que é apanágio desta ganadaria.


Após as cortesias, as empresas Emoção e Tauroleve e ainda o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, prestaram homenagem aos Forcados de Santarém pelo seu século de existência.


Para pegar os “Núncios” estavam dois grupos do topo do escalafón, Santarém e Vila Franca, que deram oportunidade aos mais jovens para mostrar o seu valor. Estes souberam aproveitar a confiança dos cabos para rubricar boas pegas.

Por Santarém abriu praça o Forcado mais experiente, João Torres Vaz Freire, que consumou à primeira tentativa, após recuar com elegância e a fechar-se à córnea, com o grupo coeso nas ajudas.

Seguiu-se Salvador de Almeida, que brindou aos céus, e após a primeira tentativa em que foi desfeiteado já junto às tábuas, concretizou à segunda tentativa, fechando-se primeiro à barbela, passando na fase final da pega para a córnea.

Fechou a atuação do Grupo escalabitano o jovem Luís Seabra, que brindou ao seu colega de grupo, António Grave de Jesus, na que considero a pega da tarde, pela transmissão do toiro, embora o Forcado não o recebesse nas melhores condições, fechou-se com decisão à barbela, concretizando com mérito ao primeiro intento.


O Grupo de Vila Franca teve uma tarde limpa com três pegas à primeira tentativa. Para a cara do seu primeiro foi eleito Bruno Casquinha, que com serenidade bateu as palmas ao toiro, para se fechar com decisão à córnea, numa pega bem ajudada junto às tábuas.

Seguiu-se Gonçalo Filipe, que também à córnea, pegou com classe.

Fechou a corrida o jovem Vasco Pereira, filho do antigo forcado vilafranquense Mané Pereira, depois de ter rabejado os dois primeiros toiros, fechou com chave de ouro a atuação do grupo comandado por Ricardo Castelo, numa pega também à córnea, tecnicamente perfeita, apesar da sua idade, e com o grupo bem a ajudar, com a dificuldade de o toiro mudar de trajetória.


No final foram destingidos o cavaleiro Luís Rouxinol, com o prémio de Melhor Lide, e o forcado João Torres pela Melhor Pega.


Abrilhantou a corrida a banda da Sociedade 1.º de Janeiro Torranense.

Brevemente publicaremos a Reportagem Fotográfica...
 

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.