SOBRE A SAÍDA DE JOÃO MACHACAZ DE CABO DO GFA RIBATEJO - POR ANTÓNIO LÚCIO

O prestigiado crítico taurino, António Lúcio, publicou no seu BARREIRA DE SOMBRA, um artigo de opinião muito pertinente sobre a polémica saída e João Machacaz do comando dos Amadores do Ribatejo. Artigo que trasncrevemos de seguida:

"Nos últimos dias tem sido notícia a saída de João Machacaz de cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo. Os verdadeiros motivos só o João Machacaz os pode explicar bem como os elementos do referido Grupo de Forcados, por sinal um dos que mais tem pegado nas últimas temporadas e com boas prestações. Aliás, o João Machacaz afirmou-se como um grande forcado de cara e condutor de homens nesta sempre dura e difícil tarefa de escolher 8 homens para enfrentarem, a corpo limpo, um toiro, fazendo-o com arte e galhardia.

A história que antecede a entrada do João Machacaz para cabo do GFA Ribatejo, sucedendo ao brilhante Joaquim José Penetra, um forcadão com todas as letras e merecedor dos maiores encómios, tem contornos semelhantes. Na altura, com a saída de Penetra, o GFA Ribatejo entrou para a ANGF… E agora, segundo consta, terá havido pressões para que que Machacaz deixasse de ser cabo porque já incomoda um conjunto grande de outros Grupos que pegam muito menos corridas.

Aliás, se estivessem atentos ao que foi sendo dito à boca pequena durante a temporada por alguns cabos de grupos de forcados, perceber-se-ia que alguma coisa iria acontecer mais tarde ou mais cedo, mas sempre depois da temporada findar.

Era bom que os Grupos de Forcados publicassem as suas contas de temporada: quanto receberam efectivamente em cada corrida, quais os custos com seguros, por exemplo. E que a ANGF desse também o exemplo, publicando as contas e mostrando que Grupos pagam as suas contribuições e quais estão em falta. A história de que isso é do foro interno é uma treta pois os supostos boatos são mais que muitos…

Diz-se que há Grupos que arranjam patrocínios publicitários em troca da sua presença nessas corridas. E pergunto eu: será que nos últimos 20 anos isso nunca aconteceu? Será que os empresários, alguns deles antigos forcados e até cabos de forcados, não privilegiam os seus antigos Grupos nas corridas que organizam em detrimento de outros?

A verdade é que dentro da praça, com o toiro de verdade, é que se vê quem é capaz de o enfrentar e com sucesso. Há demasiados Grupos de Forcados, é verdade. Mas há 40 anos atrás não havia o número de corridas de hoje, a necessidade de aglutinar os poucos que mostram alguma afición para enfrentar a luta que os contra nos movem… E andamos a lutar internamente por questões de somenos importância mas que podem ter grande impacto num conjunto de homens que enfrentam o toiro pela sua afición e pelo desafio de se superarem dia após dia, pega após pega.

Lamento a saída do João Machacaz de cabo dos Forcados Amadores do Ribatejo por razões que não sejam aquelas que o tempo, a idade e o toiro imponham.

António Lúcio"

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.