"A ginástica dos Forcados" - Por Manuel P. G. Cunha

A tauromaquia é – e pode ser sempre – vista com diversas sensibilidades, com mais ou menos conhecimentos taurinos.

Esses conhecimentos não se adquirem em escolas e para tal não há diploma. São saberes e noções resultantes de conversas em tertúlias de aficionados, são um acumular de informações colhidas em livros, revistas e jornais. Portanto a tauromaquia é um somatório desses tais conhecimentos de interpretação de arte, mas não é uma ciência exacta. Nada que se assemelhe a matemática. Para um determinado interprete, a sua “tauromaquia” tem uma característica, um estilo, diferente de outro e de outro.

Não obstante há regras e normas. Há ética. Há saber estar. Um saber estar senhoril.

Como disse Joselito “Para ser torero lo primero que hay que hacer es parecelo.” Parecê-lo dentro e fora das Praças de Toiros, muito da trincheira, muitíssimo dentro da arena e próximo do toiro.

A juventude está ligada ao toureio, porque é de jovem que se deve começar na lide dos toiros.

No caso português e na actualidade, a nossa FESTA é caracterizada neste momento por um elevado – diria elevadíssimo – número de jovens que gostam de pegar toiros e que contribuem para que haja umas dezenas de grupos de forcados amadores.

Se se considerar que o forcado e a pega são actualmente o suporte da corrida de toiros em Portugal, não é por esse lado que as empresas terão dificuldade de elaborar os cartazes.

Portanto e em seguimento ao exposto, deve o forcado saber estar e moderar-se em atitudes menos próprias quando o grupo aguarda o toque do cornetim para a pega. O forcado perde o senhorio, o saber estar com dignidade, quando faz enormes contorções de corpo, ginástica de pescoço e mãos, flexões, chapadas na cara e gritos de guerra – para disfarçar o medo – que, vistas pelo público, em nada o dignifica, não obstante poder vir a executar uma bela pega.

Como um dia ouvi dizer a Joaquim José Murteira Correia, um veteraníssimo forcado amador, meu amigo e colega de curso, recomendando por telemóvel para a trincheira a alguém que estava próximo do “seu” Grupo de Forcados Amadores de Montemor:

“A ginástica já deve ter sido feita antes da corrida!”.

Concordo!
 
 

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.