ENTREVISTAS: DAVID RODRIGUES - GFA MONSARAZ

"fui o primeiro forcado a pegar no renovado campo pequeno no dia de apresentação aos agentes e artistas da festa, sinto-me honrado por ter pegado o primeiro toiro do grupo de Monsaraz" - David Rodrigues


O Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz, estreou-se em praça a 23 de Julho de 2004, naquela que foi a primeira corrida de toiros realizada na Freguesia de Monsaraz, montada propositadamente para apresentar o seu Grupo de Forcados Amadores. Teve como cabo fundador Mário Gomes, que se manteve em actividade até 8 de Maio de 2008, data em que passou o testemunho ao actual cabo David Rodrigues, forcado também ele dos fundadores e com a particularidade de ter pegado o primeiro toiro do Grupo na tarde da apresentação.


No passado dia 15 de Agosto, em Reguengos, David Rodrigues entregou o comando do seu Grupo ao Forcado Ricardo Cardoso e Vitor Besugo numa parceria Forcado Amador / NATURALES entrevistou David Rodrigues, cabo que terminou funções.
 

Vitor Besugo (VB) – Como nasceu o teu gosto pelos toiros e, como chegaste aos Amadores de Monsaraz?

R: O meu gosto pelos toiros nasceu naturalmente, nasceu através do ambiente e da cultura tauromáquica que se vive na minha terra, cheguei aos amadores de Monsaraz como todos os membros fundadores através da vontade e dedicação que tivemos ao formar este grupo que este ano comemora 10 anos.



VB - Com que idade e qual foi a tua primeira fardação (com que cabo)? Onde e quando pegaste o teu primeiro touro?

R: A minha primeira fardação foi na corrida de estreia do grupo em Monsaraz, nunca me tinha fardado de forcado por qualquer outro grupo, tinha na altura 20 anos e o cabo era o Mário Gomes, e felizmente nesse mesmo dia tive o privilégio de pegar o meu primeiro touro e o primeiro touro que o grupo pegou.



VB - Quais foram os forcados que mais te marcaram?

R: Fica sempre marcado aqueles que desde o primeiro dia lutaram e acreditaram neste nosso projeto são os fundadores.



VB - Quantas épocas no activo fizeste e quantos toiros pegaste?

R: Fiz 10 épocas no ativo e peguei 36 toiros.



VB - Qual o momento, ou momentos, que melhores recordações te trazem?

R: Felizmente tive alguns momentos que me vão marcar para a vida, fui o primeiro forcado a pegar no renovado campo pequeno no dia de apresentação aos agentes e artistas da festa, sinto-me honrado por ter pegado o primeiro toiro do grupo de Monsaraz como já tinha referido e o dia da minha despedida correu como tinha imaginado que foi um dia inesquecível.



VB - E os menos bons?

R: Infelizmente os menos bons são sempre as lesões, na época de 2012 como cabo passei por  um momento bastante constrangedor com a lesão muito grave do Armando Martins. 



(VB) - Quando é que tomou a decisão de te despedir e quais foram os factores que te levaram a tomar tal decisão?

R: A decisão de me despedir foi tomada na época passada, foi cuidada e preparada devidamente, os factores que me levaram a tal decisão foi que como tudo na vida têm um principio e um fim e o meu fim como forcado no ativo estava a chegar, as responsabilidades pessoais são outras a forma de estar e de pensar altera-se, e acho que não vale a pena andarmo-nos a arrastar quando temos pessoas com condições para nos substituírem.



(VB) - Qual o balanço destes anos a comandar o teu grupo?

R: O balanço é bastante positivo, acho que soube incutir o nosso espirito e transmitir os ensinamentos que me foram dados a todos os forcados que quiserem ingressar no nosso grupo, e saio com a sensação de missão cumprida.





(VB) - O Ricardo Cardoso foi o forcado escolhido para te suceder. Como é que o defines?

R: O Ricardo é um forcado jovem já com muita experiência de grupo, que têm vindo a ser preparado para assumir estas funções, é responsável e com sentido de liderança irrepreensível.



VB - Que mensagem deixas aos antigos, actuais e futuros forcados dos Amadores de Monsaraz?

R: Aos antigos só posso agradecer o trabalho que fizeram em nome da nossa instituição e a dedicação que tiveram para o mesmo, que continuem acompanhar o grupo para que possam transmitir aos mais novos o espirito a seguir, aos actuais que continuem a trabalhar sempre com o objectivo que podemos ser ainda melhores, aos futuros que queram ingressar no nosso grupo que venham com sentido de responsabilidade de amizade e que trabalhem para que possam vestir a nossa jaqueta.






 Curtas:

- A tua melhor pega?

R: Reguengos de Monsaraz / Festas de S. António 2009



- Ganadaria?

R: Eng. Luís Rocha



- Cavaleiro? 

R: António Ribeiro Teles



- Toureiro? 

R: José Tomaz



- Forcado?

R: João Cameijo / Vasco Pinto



- Passatempo favorito?

R: Todo o Terreno



- Clube?

R: Sporting



- Prato? 

R: Marisco



- Destino de férias?

R: Algarve



0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.